PJ acolhe nova geração de inspetores, revitalizando assim as unidades de investigação criminal

Foi com grande entusiasmo que o Dr. Luís Neves, atual Diretor Nacional da PJ, recebeu os jovens investigadores na cerimónia de posse, esta terça-feira, dia 22 de Abril de 2025. Serão 113 novos inspetores a integrar as diversas unidades, selecionados em conformidade com 46º Curso de Formação de Inspetores. Segundo informação da Direção Nacional, esta rigorosa seleção implicou a passagem por seis provas eliminatórias, de maneira a serem apurados os melhores candidatos. O resultado, garantem, aponta no sentido de se renovar a PJ apostando numa maior diversidade de currículos académicos e diferentes experiências profissionais que pode facultar as unidadades de investigação com pessoas de proveniências diversas (pelo menos, 50 licenciaturas diferentes) que contribuem para um leque de competências, da parte dos jovens, mais abrangente. Muitos inspetores já trazem consigo, como acréscimo, o facto de terem pertencido anteriormente à PSP e à GNR. É de notar igualmente um maior número de mulheres, o que efetivamente é um sinal dos tempos.
Na liderença da PJ desde 2018, o Dr. Luís Neves está já no seu terceiro mandato e tem acompanhado este processo de renovação de pessoal nos últimos anos. Quando assumiu funções, a instituição apresentava 968 investigadores, tendo atualmente aumentado para mais de 2.000. Defende que, entre as demais preocupações, o combate à corrupção e à criminalidade económico-financeira tem tido máxima prioridade, bem patente no investimento que a Polícia Judiciária tem feito nesta área.
A Sra. Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, esteve presente na sede da PJ em Lisboa e, no seu discurso, teve o cuidado de frisar a importância da Polícia Judiciária e que, nas suas palavras, “Uma investigação criminal competente é um contributo precioso da Justiça à comunidade. Uma investigação criminal independente é uma conquista da Democracia”. Sem esquecer de elogiar o Diretor do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais, Dr. Orlando Mascarenhas e os seus respetivos colaboradores diretos, recolheceu-lhes o seu mérito na formação dos novos inspetores, bem como o trabalho desenvolvido, ao longo de vários anos, sempre com dedicação à PJ.


