Nova Direção do OSCOT divulga plano de atividades para 2025

Com o intuito de assegurar, cada vez mais, uma base de credibilidade e de reconhecimento público do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Observatório de Segurança e Criminalidade Organizada e Terrorismo, a nova Direção propôs uma série de metas a cumprir, que a longo prazo irão consolidar a importância fundamental do OSCOT aos olhos da sociedade. O seu contributo justificaria, desde já, que lhe fosse atribuído um estatuto de utilidade pública, tendo em consideração o mérito e o prestígio individual dos seus associados, que tanto têm feito pela promoção da Segurança em Portugal. Antes de mais, obter este estatuto seria o primeiro objetivo que, de algum modo, iria não só consolidar a imagem de referência do Observatório a nível nacional, facilitando a assinatura de protocolos com instituições de natureza pública ou privada, como também poderia ajudar a abrir caminho em direção ao estrangeiro, dinamizando o intercâmbio a nível internacional, sobretudo com entidades em países de língua portuguesa. Sendo assim, requerer o estatuto de observador junto da CPLP torna-se igualmente uma das metas a alcançar proximamente.
Como é habitual, prossegue-se com os eventos que costumam decorrer com uma certa periodicidade, os debates temáticos e as conferências, as ações de formação e as intervenções pedagógicas nos diversos espaços de comunicação social conforme forem pertinentes. A seu tempo, os referidos eventos serão comunicados nas redes sociais da OSCOT.
À frente do Conselho Diretivo, neste novo mandato, está o Presidente Coronel Francisco José Martins Rodrigues, acompanhado pela 1ª Vice-Presidente, Prof. Dra. Dalila Araújo, 2º Vice-Presidente, Prof. Dr. André Inácio e 3º Vice-Presidente, Mestre Lídio Manuel Coelho de Neto Lopes. Enquanto Secretário-Executivo, temos o Dr. Zeferino Augusto Lourenço Boal, como Tesoureiro temos o Dr. José António Alvoeiro Cardoso e tomam posse 4 vogais, nomeadamente Mestre Rute Alexandra de Carvalho Frazão Serra, Dra. Dulce Silva da Fonseca Botelho, Mestre António Freitas e Dr. Mário Tavares da Silva. Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu em Novembro de 2024, o antigo Presidente Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, ao passar o testemunho, felicitou os novos membros do Conselho Diretivo e assumiu agora a função de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, auxiliado pelo Vice-presidente, Dr. Duarte Caldeira e da Secretária, Dra. Inês Alves.
A nova Direção considera que a consolidação do Observatório passa por se estabelecer uma Sede, assunto que será discutido, muito em breve, entre os membros e os associados. E como não poderia deixar de ser, mantém-se o firme propósito de se captarem novos associados que possam enriquecer ainda mais o quadro de participantes no OSCOT.



